Ações de Sustentabilidade

1° Eixo Temático da A3P: Uso racional de recursos naturais e bens públicos
Temática: Material de Consumo – Papel e cartuchos para impressão
Objetivo: Reduzir o consumo de papel e tonner
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Disponibilizar impressora para uso compartilhado entre diversos servidores Setor TI
Imprimir documento em frente e verso Todos os servidores
Arquivar documentos em meio eletrônico, sempre que possível Todos os servidores
Definir local para impressão de cópias particulares Direção Geral e Administrativa.
Implementar sistema de cobrança para cópias particulares Direção Geral e Administrativa
Centralizar impressões coloridas em apenas um local Setor TI
Programar as impressoras para impressão em qualidade rascunho Todos os servidores e Setor TI
Instalar nos computadores fonte capaz de economizar tonner Setor TI
Priorizar a comunicação por meio eletrônico para economizar recursos e agilizar processos Todos os servidores
Reaproveitar papeis impressos apenas de um lado para confeccionar blocos de rascunho Todos os servidores
Revisar documentos antes de imprimir Todos os servidores
Realizar campanhas para sensibilizar todos os servidores a reduzir o consumo de papel e tonner Comissão de Sustentabilidade
Capacitar servidores para utilização do serviço de impressão para evitar desperdício de papel Comissão de Sustentabilidade
Criar um programa de inclusão digital para os ingressantes na comunidade da UFSC, a fim de estimular o uso amplo das plataformas digitais, para redução de cópias e impressões, a exemplo: Moodle pelos acadêmicos e professores e o SPA (UFSC sem papel) pelos servidores Comissão de Sustentabilidade e Direção Administrativa
Temática: Material de Consumo – copos descartáveis e demais materiais recicláveis
Objetivo: Reduzir o consumo de copos descartáveis e demais materiais recicláveis
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Substituir os copos descartáveis por copos reutilizáveis Comissão de Sustentabilidade e Direção Administrativa
Orientar alunos e servidores a utilizarem garrafas ou copos reutilizáveis Comissão de Sustentabilidade
Disponibilizar canecas, copos ou garrafas reutilizáveis para todos os servidores Comissão de Sustentabilidade e Direção Administrativa
Disponibilizar canecas, copos ou garrafas reutilizáveis para visitantes Comissão de Sustentabilidade e Direção Administrativa
Temática: Energia Elétrica
Objetivo: Qualificar as instalações e edificações para reduzir o consumo de energia
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Utilizar lâmpadas fluorescentes e estudar a possibilidade de utilizar sistema mais eficiente energeticamente Direção administrativa
Adquirir equipamentos eletrônicos energeticamente eficientes Setor de compras e TI
Instalar isolamento térmico para reduzir o calor Direção administrativa
Introduzir sistema que permita reduzir a passagem de calor pelas esquadrias de vidro Direção administrativa
Configurar impressoras instaladas para o modo “economia de energia” Setor TI
Instalar sensores de presença em locais onde há trânsito de pessoas visando economizar energia consumida pelos sistemas de iluminação Direção administrativa
Verificar a viabilidade de instalar painéis foltovoltaicos para converter energia solar em energia elétrica Direção administrativa
Desligar luzes, monitores e ar condicionado ao ausentar-se do ambiente por um longo período Todos os servidores
Utilizar o ar condicionado apenas quando necessário Todos os servidores
Fechar portas e janelas quando ligar o ar condicionado Todos os servidores
Incentivar projetos sobre energias renováveis Comissão de Sustentabilidade, servidores e alunos
Temática: água e esgoto
Objetivo: Qualificar as instalações e edificações para reduzir o consumo e tratar os efluentes gerados
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Instalar reservatórios para captar água da chuva Direção administrativa
Utilizar torneiras com fechamento automático e redutor de vazão Direção administrativa
Instalar vasos sanitários com descarga econômica Direção administrativa
Adquirir e implantar mictórios com tecnologia a seco Direção administrativa
Dar preferência a sistema de medição individualizado de consumo de água Direção administrativa
Dar preferência a reutilização de água e tratamento de efluentes Direção administrativa
Racionar a lavação de veículos oficiais e dar preferência a lavagens ecológicas Direção administrativa
Implementar sistema de medição em tempo real para acompanhamento e detecção de possíveis vazamentos Direção administrativa
Temática: deslocamento de pessoal
Objetivo: Promover a racionalização no uso do transporte para reduzir o consumo de combustíveis e emissão de poluentes
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Planejar e organizar o deslocamento de servidores para reduzir/otimizar viagens Direção administrativa
Preferir a realização de reuniões por vídeo conferência Diretorias, Coordenadorias e Setor TI
Adquirir veículos flex econômicos Direção administrativa
Instalar sistema eletrônico para controle de combustível nos veículos oficiais Direção administrativa
Verificar as vantagens e desvantagens em substituir o carro por moticicleta na entrega de documentos ou pequenos objetos Direção administrativa
Temática: Utilização dos bens
Objetivo: Utilizar adequadamente os bens, realizar manutenção dos mesmos e organizar o desfazimento de bens inutilizados
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Atualização do inventário Direção administrativa
Utilizar adequadamente os equipamentos e realizar manutenção periódica, visando prorrogar seu tempo de uso Direção administrativa
Nos imóveis, realizar manutenção predial preventiva periodicamente Direção administrativa
Firmar contratos com empresas especializadas em manutenção periódica dos equipamentos e imóveis Setor de TI e Direção Administrativa
Disponibilizar, dentro dos padrões legais, os bens utilizados Direção administrativa
2° Eixo Temático da A3P: Gestão adequada do resíduos gerados
Objetivo: Reduzir a geração de resíduos, organizar a coleta seletiva e destinar adequadamente os resíduos gerados
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Formar a Comissão de coleta seletiva no órgão, composta por pelo menos um servidor de cada setor, responsável por planejar, implementar, monitorar e contatar com associações e cooperativas coletoras de resíduos recicláveis Direção
Identificar os resíduos gerados no órgão Comissão de Sustentabilidade
Adquirir coletores específicos para descarte dos resíduos gerados Comissão de Sustentabilidade/Direção Administrativa
Organizar depósito para armazenar adequadamente resíduos gerados Comissão de Sustentabilidade/Direção Administrativa
Identificar Associações ou Cooperativas para destinar os resíduos recicláveis descartados Comissão de Sustentabilidade
Definir e operacionalizar a coleta seletiva Comissão de Sustentabilidade/Direção Administrativa
Realizar vistorias periódicas para certificar se o descarte, o armazenamento e a destinação dos resíduos recicláveis está ocorrendo adequadamente Comissão de Sustentabilidade
Orientar a destinação dos materiais e equipamentos descartados que possuem resíduos perigosos em sua composição Comissão de Sustentabilidade
Orientar o descarte dos rejeitos (resíduos destinados a aterros sanitários) Comissão de Sustentabilidade
Verificar as possibilidades de encaminhar para compostagem os resíduos orgânicos úmidos Comissão de Sustentabilidade
Orientar periodicamente aos alunos, servidores e contratados sobre a disposição adequada dos resíduos gerados Comissão de Sustentabilidade
Reutilizar materiais para confeccionar experimentos nos laboratórios de ensino sempre que possível Docentes/Técnicos
Reutilizar recipientes para armanezamento de materiais de laboratório Técnicos
Contratar empresa para realizar a coleta de resíduos dos laboratórios Direção Administrativa
Diminuir o consumo de materiais nos laboratórios por meio da redução da escala dos experimentos Docentes
Implantar um laboratório para re-destilação de solventes previamente utilizados, com intuito de reduzir o consumo e o desperdício de solventes Técnicos, Comissão de Sustentabilidade e Direção Administrativa
3° Eixo Temático da A3P: Qualidade de vida no ambiente de trabalho
Objetivo: Desenvolver constantemente ações que promovam a qualidade de vida no ambiente de trabalho
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Avaliar periodicamente a salubridade dos ambientes Diretoria Administrativa
Realizar a análise ergométrica dos móveis e equipamentos, substituindo os que forem necessários Diretoria Administrativa
Adaptar as instalações para facilitar o acesso de pessoas com necessidades específicas Diretoria Administrativa
Realizar a manutenção ou substituição de aparelhos que provoquem ruídos Diretoria Administrativa
Manter a higiene no ambiente físico Diretoria Administrativa
Avaliar sistematicamente a satisfação dos servidores no que concerne aos aspectos organizacionais, ambientais e comportamentais Diretoria Administrativa e Comissão de Sustentabilidade
Tratar igualmente os servidores, respeitando as particularidades de cada um Todos os servidores
Respeitar os direitos do servidor Todos os servidores
Aproveitar as habilidades de cada servidor Diretorias
Valorizar e permitir a opinião dos servidores Todos os servidores
Flexibilizar a jornada de trabalho, respeitando as horas de trabalho semanal Diretorias
Dar autonomia para o servidor realizar as atribuições de seu cargo e/ou função Diretorias
Facilitar a remoção ou redistribuição para o servidor solicitante Direção Geral
Observar a capacidade técnica e social do servidor quando da nomeação para cargos de direção ou função gratificada Direção Geral
Organizar atividades que promovam o bem estar dos servidores Direção Administrativa e Comissão de Sustentabilidade
Realizar/solicitar exames periódicos aos servidores Gestão de pessoas
Promover campanhas de vacinação Gestão de pessoas
Promover a semana da saúde, com palestras sobre bons hábitos, alimentação saudável, prática de exercícios e outras ações saudáveis Gestão de pessoas e Comissão de Sustentabilidade
Promover eventos para integrar os servidores Direção Administrativa e Comissão de Sustentabilidade
Incentivar a criação de associações e/ou agremiações de servidores (cultural, atlética, e outras), bem como a participação naquelas já existentes Comissão de Sustentabilidade
Incentivar os gestores e demais servidores a ampliar o diálogo com instituições locais e regionais visando maior participação na comunidade Comissão de Sustentabilidade
Nomear Comissão Interna para Prevenção de Acidentes – CIPA Direção Administrativa
Estimular e ampliar a cultura de capacitação e aprimoramento dos servidores para o cumprimento adequado de suas funções Gestão de pessoas e Diretorias
Criar um painel de divulgação de eventos culturais, esportivos, prestação de serviços, entre outros assuntos de interesse da comunidade acadêmica Direção Administrativa e Comissão de Sustentabilidade
Identificar servidores com necessidades especiais, a fim de contribuir com o desenvolvimento de ações inclusivas Gestão de pessoas e Diretorias
4° Eixo Temático da A3P: Sensibilização e capacitação
Objetivo: sensibilizar e capacitar os stakeholders sobre a responsabilidade e sustentabilidade socioambiental
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Sensibilizar os gestores sobre a importância da gestão socioambiental Diretorias e Comissão de Sustentabilidade
Sensibilizar e capacitar discentes, servidores, estagiários e contratados sobre o uso racional de recursos naturais e bens públicos e novos hábitos de consumo Diretorias e Comissão de Sustentabilidade
Capacitar os servidores administrativos que atuam no setor de compras sobre as licitações sustentáveis Diretoria Administrativa
Realizar campanhas para sensibilizar todos os servidores a reduzir o consumo de energia Comissão de Sustentabilidade
Orientar docentes a incluírem a temática socioambiental nas ementas das disciplinas Comissão de Sustentabilidade, Diretoria Geral e Coordenadorias
Estimular o debate sobre a problemática socioambiental na sala de aula, de modo a conhecer as demandas locais e regionais Docentes, Coordenadorias e Comissão de Sustentabilidade
Estimular os docentes e alunos a desenvolverem projetos de pesquisa voltados à sustentabilidade Coordenação de Pesquisa/ Comissão de Sustentabilidade
Destinar recursos orçamentários para o desenvolvimento de projetos e pesquisas com a temática socioambiental Coordenação de Pesquisa / Comissão de Sustentabilidade
Organizar feiras de ciências junto à comunidade acadêmica Coordenação de Extensão/ Docentes/ Comissão de Sustentabilidade
Promover a semana do meio ambiente, com ações integradas e atividades que envolvam escolas e comunidade (palestras, gincanas, feiras de ciências, oficinas, seminários, campanhas de capacitação) Coordenação de Extensão/Comissão de Sustentabilidade
Produzir informativos referentes a temas socioambientais, experiências bem-sucedidas e progressos alcançados pela instituição Comissão de Sustentabilidade
Divulgar informações com a temática socioambiental no site institucional Comissão de Sustentabilidade
5° Eixo Temático da A3P: Licitações sustentáveis
Temática: Compras sustentáveis
Objetivo: Adquirir produtos desenvolvidos de forma sustentável, ao mesmo tempo que impulsionar mudanças no setor produtivo
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Antes da aquisição, avaliar a real necessidade de compra e consumo do produto Direção Administrativa
Realizar controle dos materiais (entrada, conservação, estoque e saída), principalmente do almoxarifado, para evitar desperdícios Direção Administrativa
Adquirir equipamentos certificados e com selo de eficiência energética Direção Administrativa
Na aquisição de aparelhos eletrodomésticos, exigir que estes contenham o Selo Ruído Inmetro/Ibama Direção Administrativa
Estudar a viabilidade para aquisição de secadores de mãos para os banheiros Direção Administrativa
Na aquisição de móveis de madeira, solicitar comprovante de origem da madeira Direção Administrativa
Na aquisição de materiais, dar preferência àqueles compostos por materiais reciclados, biodegradáveis, e com menor quantidade de produtos perigosos ou tóxicos Direção Administrativa
Na aquisição de produtos de Tecnologia da Informação, observar as especificações padrão definidas pela SLTI/MP, que atende aos preceitos da TI verde Direção Administrativa
Nas aquisições, dar preferência à produtos com menor potencial e geração de resíduos e com maior vida útil Direção Administrativa
Na aquisição de bens comuns a todos os campi, realizar compra compartilhada para aumentar o poder de barganha Direção Administrativa
Solicitar acondicionamento adequado e com material reciclável para transportar os bens adquiridos de forma segura Direção Administrativa
Coletar as informações quantitativas e qualitativas sobre as compras e contratações, para montar um banco de dados Direção Administrativa
Temática: Contratações sustentáveis
Objetivo: Incentivar os funcionários contratados/terceirizados à prática de ações sustentáveis na execução dos serviços
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Requisitar no edital que a empresa contratada utilize produtos de limpeza e conservação que atendam as especificações da ANVISA Direção Administrativa
Exigir no edital que a empresa contratada adote medidas para reduzir o consumo de água e energia na execução dos serviços de limpeza e conservação Direção Administrativa
Se necessário utilizar aparelhos eletrodomésticos, determinar que estes contenham selo ruído Direção Administrativa
Quando necessário, requerer que a empresa forneça equipamentos de segurança aos funcionários para execução dos serviços Direção Administrativa
Estabelecer em edital que os funcionários contratados/terceirizados realizem a separação adequada dos resíduos gerados Direção Administrativa
Requerer em edital que a empresa contratada realize programa de treinamento aos funcionários que levem a práticas sustentáveis Direção Administrativa
Revisar os contratos de limpeza para avaliar o real dimensionamento da área objeto do serviço contratado Direção Administrativa
Sempre que possível, utilizar softwares de comunicação para se comunicar, visando reduzir gastos telefônicos Todos os servidores
Revisar as normas internas para uso telefônico visando a racionalização em relação ao limite de custeio e distribuição de aparelhos Direção Administrativa
Revisar as normas contratuais de telefonia fixa e móvel visando a adequação do plano contratado com a real necessidade de órgão Direção Administrativa
Revisar os contratos de vigilância periódico para certificar-se que a empresa contratada está cumprindo as cláusulas contratuais Direção Administrativa
Sempre que possível, adotar segurança eletrônica nos pontos de acesso dos edifícios, visando auxiliar nos serviços de vigilância Direção Administrativa
Temática: Construções sustentáveis
Objetivo: Construir ou reformar prevendo a economia de recursos naturais e a redução nos custos de manutenção
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Automatizar o projeto de iluminação por meio da instalação de interruptores individuais, de sensores de presença nas áreas comuns, aproveitamento da iluminação natural, e utilização de lâmpadas econômicas Direção Administrativa
Nos projetos arquitetônicos, priorizar a instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia a ser consumida Direção Administrativa
Utilizar isolante térmico no telhado ou forro, para reduzir o calor no ambiente Direção Administrativa
Quando possível, utilizar iluminação zenital para aproveitar a luz solar Direção Administrativa
Dar preferência para o teto rebaixado, visando aumentar a eficiência do ar condicionado Direção Administrativa
Pintar o ambiente interno com tinta a base de água e com cores claras para reduzir a necessidade de iluminação artificial Direção Administrativa
Desenvolver técnicas para captar, armazenar e aproveitar a água da chuva Direção Administrativa
Instalar sistemas para reuso de água Direção Administrativa
Na construção, utilizar cimento fabricado a partir da escoria (dejetos da mineração e construção civil) Direção Administrativa
No calçamento, utilizar material poroso que absorva a água da chuva Direção Administrativa
Solicitar em edital que a empresa contratada descarte adequadamente os resíduos gerados na construção civil, conforme disposto da Resolução CONAMA n0 307 Direção Administrativa
Promover maior aproveitamento da luz e da ventilação   em novos projetos arquitetônicos do Campus Direção Administrativa
Temas comuns – Licitações Sustentáveis
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Dar preferência para aquisição e/ou contratação de materiais, matéria-prima e mão de obra de origem local Direção Administrativa
Temas Gerais PLS
Ações a serem implementadas Envolvidos Cronograma de implementação
Dedicar esforços para cumprir com as legislações socioambientais vigentes Todos os servidores
Na realização das auditorias, incluir critérios atinentes às ações socioambientais praticadas pela instituição condizentes com o tema/setor auditado Auditoria