1° Eixo Temático da A3P: Uso racional de recursos naturais e bens públicos |
Temática: Material de Consumo – Papel e cartuchos para impressão |
Objetivo: Reduzir o consumo de papel e tonner |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Disponibilizar impressora para uso compartilhado entre diversos servidores |
Setor TI |
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Imprimir documento em frente e verso |
Todos os servidores |
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Arquivar documentos em meio eletrônico, sempre que possível |
Todos os servidores |
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Definir local para impressão de cópias particulares |
Direção Geral e Administrativa. |
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Implementar sistema de cobrança para cópias particulares |
Direção Geral e Administrativa |
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Centralizar impressões coloridas em apenas um local |
Setor TI |
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Programar as impressoras para impressão em qualidade rascunho |
Todos os servidores e Setor TI |
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Instalar nos computadores fonte capaz de economizar tonner |
Setor TI |
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Priorizar a comunicação por meio eletrônico para economizar recursos e agilizar processos |
Todos os servidores |
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Reaproveitar papeis impressos apenas de um lado para confeccionar blocos de rascunho |
Todos os servidores |
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Revisar documentos antes de imprimir |
Todos os servidores |
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Realizar campanhas para sensibilizar todos os servidores a reduzir o consumo de papel e tonner |
Comissão de Sustentabilidade |
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Capacitar servidores para utilização do serviço de impressão para evitar desperdício de papel |
Comissão de Sustentabilidade |
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Criar um programa de inclusão digital para os ingressantes na comunidade da UFSC, a fim de estimular o uso amplo das plataformas digitais, para redução de cópias e impressões, a exemplo: Moodle pelos acadêmicos e professores e o SPA (UFSC sem papel) pelos servidores |
Comissão de Sustentabilidade e Direção Administrativa |
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Temática: Material de Consumo – copos descartáveis e demais materiais recicláveis |
Objetivo: Reduzir o consumo de copos descartáveis e demais materiais recicláveis |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Substituir os copos descartáveis por copos reutilizáveis |
Comissão de Sustentabilidade e Direção Administrativa |
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Orientar alunos e servidores a utilizarem garrafas ou copos reutilizáveis |
Comissão de Sustentabilidade |
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Disponibilizar canecas, copos ou garrafas reutilizáveis para todos os servidores |
Comissão de Sustentabilidade e Direção Administrativa |
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Disponibilizar canecas, copos ou garrafas reutilizáveis para visitantes |
Comissão de Sustentabilidade e Direção Administrativa |
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Temática: Energia Elétrica |
Objetivo: Qualificar as instalações e edificações para reduzir o consumo de energia |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Utilizar lâmpadas fluorescentes e estudar a possibilidade de utilizar sistema mais eficiente energeticamente |
Direção administrativa |
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Adquirir equipamentos eletrônicos energeticamente eficientes |
Setor de compras e TI |
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Instalar isolamento térmico para reduzir o calor |
Direção administrativa |
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Introduzir sistema que permita reduzir a passagem de calor pelas esquadrias de vidro |
Direção administrativa |
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Configurar impressoras instaladas para o modo “economia de energia” |
Setor TI |
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Instalar sensores de presença em locais onde há trânsito de pessoas visando economizar energia consumida pelos sistemas de iluminação |
Direção administrativa |
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Verificar a viabilidade de instalar painéis foltovoltaicos para converter energia solar em energia elétrica |
Direção administrativa |
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Desligar luzes, monitores e ar condicionado ao ausentar-se do ambiente por um longo período |
Todos os servidores |
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Utilizar o ar condicionado apenas quando necessário |
Todos os servidores |
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Fechar portas e janelas quando ligar o ar condicionado |
Todos os servidores |
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Incentivar projetos sobre energias renováveis |
Comissão de Sustentabilidade, servidores e alunos |
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Temática: água e esgoto |
Objetivo: Qualificar as instalações e edificações para reduzir o consumo e tratar os efluentes gerados |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Instalar reservatórios para captar água da chuva |
Direção administrativa |
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Utilizar torneiras com fechamento automático e redutor de vazão |
Direção administrativa |
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Instalar vasos sanitários com descarga econômica |
Direção administrativa |
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Adquirir e implantar mictórios com tecnologia a seco |
Direção administrativa |
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Dar preferência a sistema de medição individualizado de consumo de água |
Direção administrativa |
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Dar preferência a reutilização de água e tratamento de efluentes |
Direção administrativa |
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Racionar a lavação de veículos oficiais e dar preferência a lavagens ecológicas |
Direção administrativa |
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Implementar sistema de medição em tempo real para acompanhamento e detecção de possíveis vazamentos |
Direção administrativa |
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Temática: deslocamento de pessoal |
Objetivo: Promover a racionalização no uso do transporte para reduzir o consumo de combustíveis e emissão de poluentes |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Planejar e organizar o deslocamento de servidores para reduzir/otimizar viagens |
Direção administrativa |
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Preferir a realização de reuniões por vídeo conferência |
Diretorias, Coordenadorias e Setor TI |
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Adquirir veículos flex econômicos |
Direção administrativa |
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Instalar sistema eletrônico para controle de combustível nos veículos oficiais |
Direção administrativa |
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Verificar as vantagens e desvantagens em substituir o carro por moticicleta na entrega de documentos ou pequenos objetos |
Direção administrativa |
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Temática: Utilização dos bens |
Objetivo: Utilizar adequadamente os bens, realizar manutenção dos mesmos e organizar o desfazimento de bens inutilizados |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Atualização do inventário |
Direção administrativa |
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Utilizar adequadamente os equipamentos e realizar manutenção periódica, visando prorrogar seu tempo de uso |
Direção administrativa |
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Nos imóveis, realizar manutenção predial preventiva periodicamente |
Direção administrativa |
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Firmar contratos com empresas especializadas em manutenção periódica dos equipamentos e imóveis |
Setor de TI e Direção Administrativa |
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Disponibilizar, dentro dos padrões legais, os bens utilizados |
Direção administrativa |
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2° Eixo Temático da A3P: Gestão adequada do resíduos gerados |
Objetivo: Reduzir a geração de resíduos, organizar a coleta seletiva e destinar adequadamente os resíduos gerados |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Formar a Comissão de coleta seletiva no órgão, composta por pelo menos um servidor de cada setor, responsável por planejar, implementar, monitorar e contatar com associações e cooperativas coletoras de resíduos recicláveis |
Direção |
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Identificar os resíduos gerados no órgão |
Comissão de Sustentabilidade |
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Adquirir coletores específicos para descarte dos resíduos gerados |
Comissão de Sustentabilidade/Direção Administrativa |
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Organizar depósito para armazenar adequadamente resíduos gerados |
Comissão de Sustentabilidade/Direção Administrativa |
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Identificar Associações ou Cooperativas para destinar os resíduos recicláveis descartados |
Comissão de Sustentabilidade |
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Definir e operacionalizar a coleta seletiva |
Comissão de Sustentabilidade/Direção Administrativa |
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Realizar vistorias periódicas para certificar se o descarte, o armazenamento e a destinação dos resíduos recicláveis está ocorrendo adequadamente |
Comissão de Sustentabilidade |
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Orientar a destinação dos materiais e equipamentos descartados que possuem resíduos perigosos em sua composição |
Comissão de Sustentabilidade |
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Orientar o descarte dos rejeitos (resíduos destinados a aterros sanitários) |
Comissão de Sustentabilidade |
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Verificar as possibilidades de encaminhar para compostagem os resíduos orgânicos úmidos |
Comissão de Sustentabilidade |
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Orientar periodicamente aos alunos, servidores e contratados sobre a disposição adequada dos resíduos gerados |
Comissão de Sustentabilidade |
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Reutilizar materiais para confeccionar experimentos nos laboratórios de ensino sempre que possível |
Docentes/Técnicos |
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Reutilizar recipientes para armanezamento de materiais de laboratório |
Técnicos |
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Contratar empresa para realizar a coleta de resíduos dos laboratórios |
Direção Administrativa |
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Diminuir o consumo de materiais nos laboratórios por meio da redução da escala dos experimentos |
Docentes |
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Implantar um laboratório para re-destilação de solventes previamente utilizados, com intuito de reduzir o consumo e o desperdício de solventes |
Técnicos, Comissão de Sustentabilidade e Direção Administrativa |
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3° Eixo Temático da A3P: Qualidade de vida no ambiente de trabalho |
Objetivo: Desenvolver constantemente ações que promovam a qualidade de vida no ambiente de trabalho |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Avaliar periodicamente a salubridade dos ambientes |
Diretoria Administrativa |
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Realizar a análise ergométrica dos móveis e equipamentos, substituindo os que forem necessários |
Diretoria Administrativa |
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Adaptar as instalações para facilitar o acesso de pessoas com necessidades específicas |
Diretoria Administrativa |
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Realizar a manutenção ou substituição de aparelhos que provoquem ruídos |
Diretoria Administrativa |
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Manter a higiene no ambiente físico |
Diretoria Administrativa |
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Avaliar sistematicamente a satisfação dos servidores no que concerne aos aspectos organizacionais, ambientais e comportamentais |
Diretoria Administrativa e Comissão de Sustentabilidade |
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Tratar igualmente os servidores, respeitando as particularidades de cada um |
Todos os servidores |
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Respeitar os direitos do servidor |
Todos os servidores |
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Aproveitar as habilidades de cada servidor |
Diretorias |
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Valorizar e permitir a opinião dos servidores |
Todos os servidores |
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Flexibilizar a jornada de trabalho, respeitando as horas de trabalho semanal |
Diretorias |
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Dar autonomia para o servidor realizar as atribuições de seu cargo e/ou função |
Diretorias |
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Facilitar a remoção ou redistribuição para o servidor solicitante |
Direção Geral |
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Observar a capacidade técnica e social do servidor quando da nomeação para cargos de direção ou função gratificada |
Direção Geral |
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Organizar atividades que promovam o bem estar dos servidores |
Direção Administrativa e Comissão de Sustentabilidade |
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Realizar/solicitar exames periódicos aos servidores |
Gestão de pessoas |
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Promover campanhas de vacinação |
Gestão de pessoas |
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Promover a semana da saúde, com palestras sobre bons hábitos, alimentação saudável, prática de exercícios e outras ações saudáveis |
Gestão de pessoas e Comissão de Sustentabilidade |
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Promover eventos para integrar os servidores |
Direção Administrativa e Comissão de Sustentabilidade |
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Incentivar a criação de associações e/ou agremiações de servidores (cultural, atlética, e outras), bem como a participação naquelas já existentes |
Comissão de Sustentabilidade |
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Incentivar os gestores e demais servidores a ampliar o diálogo com instituições locais e regionais visando maior participação na comunidade |
Comissão de Sustentabilidade |
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Nomear Comissão Interna para Prevenção de Acidentes – CIPA |
Direção Administrativa |
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Estimular e ampliar a cultura de capacitação e aprimoramento dos servidores para o cumprimento adequado de suas funções |
Gestão de pessoas e Diretorias |
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Criar um painel de divulgação de eventos culturais, esportivos, prestação de serviços, entre outros assuntos de interesse da comunidade acadêmica |
Direção Administrativa e Comissão de Sustentabilidade |
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Identificar servidores com necessidades especiais, a fim de contribuir com o desenvolvimento de ações inclusivas |
Gestão de pessoas e Diretorias |
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4° Eixo Temático da A3P: Sensibilização e capacitação |
Objetivo: sensibilizar e capacitar os stakeholders sobre a responsabilidade e sustentabilidade socioambiental |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Sensibilizar os gestores sobre a importância da gestão socioambiental |
Diretorias e Comissão de Sustentabilidade |
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Sensibilizar e capacitar discentes, servidores, estagiários e contratados sobre o uso racional de recursos naturais e bens públicos e novos hábitos de consumo |
Diretorias e Comissão de Sustentabilidade |
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Capacitar os servidores administrativos que atuam no setor de compras sobre as licitações sustentáveis |
Diretoria Administrativa |
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Realizar campanhas para sensibilizar todos os servidores a reduzir o consumo de energia |
Comissão de Sustentabilidade |
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Orientar docentes a incluírem a temática socioambiental nas ementas das disciplinas |
Comissão de Sustentabilidade, Diretoria Geral e Coordenadorias |
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Estimular o debate sobre a problemática socioambiental na sala de aula, de modo a conhecer as demandas locais e regionais |
Docentes, Coordenadorias e Comissão de Sustentabilidade |
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Estimular os docentes e alunos a desenvolverem projetos de pesquisa voltados à sustentabilidade |
Coordenação de Pesquisa/ Comissão de Sustentabilidade |
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Destinar recursos orçamentários para o desenvolvimento de projetos e pesquisas com a temática socioambiental |
Coordenação de Pesquisa / Comissão de Sustentabilidade |
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Organizar feiras de ciências junto à comunidade acadêmica |
Coordenação de Extensão/ Docentes/ Comissão de Sustentabilidade |
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Promover a semana do meio ambiente, com ações integradas e atividades que envolvam escolas e comunidade (palestras, gincanas, feiras de ciências, oficinas, seminários, campanhas de capacitação) |
Coordenação de Extensão/Comissão de Sustentabilidade |
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Produzir informativos referentes a temas socioambientais, experiências bem-sucedidas e progressos alcançados pela instituição |
Comissão de Sustentabilidade |
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Divulgar informações com a temática socioambiental no site institucional |
Comissão de Sustentabilidade |
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5° Eixo Temático da A3P: Licitações sustentáveis |
Temática: Compras sustentáveis |
Objetivo: Adquirir produtos desenvolvidos de forma sustentável, ao mesmo tempo que impulsionar mudanças no setor produtivo |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Antes da aquisição, avaliar a real necessidade de compra e consumo do produto |
Direção Administrativa |
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Realizar controle dos materiais (entrada, conservação, estoque e saída), principalmente do almoxarifado, para evitar desperdícios |
Direção Administrativa |
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Adquirir equipamentos certificados e com selo de eficiência energética |
Direção Administrativa |
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Na aquisição de aparelhos eletrodomésticos, exigir que estes contenham o Selo Ruído Inmetro/Ibama |
Direção Administrativa |
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Estudar a viabilidade para aquisição de secadores de mãos para os banheiros |
Direção Administrativa |
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Na aquisição de móveis de madeira, solicitar comprovante de origem da madeira |
Direção Administrativa |
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Na aquisição de materiais, dar preferência àqueles compostos por materiais reciclados, biodegradáveis, e com menor quantidade de produtos perigosos ou tóxicos |
Direção Administrativa |
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Na aquisição de produtos de Tecnologia da Informação, observar as especificações padrão definidas pela SLTI/MP, que atende aos preceitos da TI verde |
Direção Administrativa |
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Nas aquisições, dar preferência à produtos com menor potencial e geração de resíduos e com maior vida útil |
Direção Administrativa |
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Na aquisição de bens comuns a todos os campi, realizar compra compartilhada para aumentar o poder de barganha |
Direção Administrativa |
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Solicitar acondicionamento adequado e com material reciclável para transportar os bens adquiridos de forma segura |
Direção Administrativa |
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Coletar as informações quantitativas e qualitativas sobre as compras e contratações, para montar um banco de dados |
Direção Administrativa |
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Temática: Contratações sustentáveis |
Objetivo: Incentivar os funcionários contratados/terceirizados à prática de ações sustentáveis na execução dos serviços |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Requisitar no edital que a empresa contratada utilize produtos de limpeza e conservação que atendam as especificações da ANVISA |
Direção Administrativa |
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Exigir no edital que a empresa contratada adote medidas para reduzir o consumo de água e energia na execução dos serviços de limpeza e conservação |
Direção Administrativa |
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Se necessário utilizar aparelhos eletrodomésticos, determinar que estes contenham selo ruído |
Direção Administrativa |
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Quando necessário, requerer que a empresa forneça equipamentos de segurança aos funcionários para execução dos serviços |
Direção Administrativa |
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Estabelecer em edital que os funcionários contratados/terceirizados realizem a separação adequada dos resíduos gerados |
Direção Administrativa |
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Requerer em edital que a empresa contratada realize programa de treinamento aos funcionários que levem a práticas sustentáveis |
Direção Administrativa |
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Revisar os contratos de limpeza para avaliar o real dimensionamento da área objeto do serviço contratado |
Direção Administrativa |
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Sempre que possível, utilizar softwares de comunicação para se comunicar, visando reduzir gastos telefônicos |
Todos os servidores |
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Revisar as normas internas para uso telefônico visando a racionalização em relação ao limite de custeio e distribuição de aparelhos |
Direção Administrativa |
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Revisar as normas contratuais de telefonia fixa e móvel visando a adequação do plano contratado com a real necessidade de órgão |
Direção Administrativa |
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Revisar os contratos de vigilância periódico para certificar-se que a empresa contratada está cumprindo as cláusulas contratuais |
Direção Administrativa |
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Sempre que possível, adotar segurança eletrônica nos pontos de acesso dos edifícios, visando auxiliar nos serviços de vigilância |
Direção Administrativa |
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Temática: Construções sustentáveis |
Objetivo: Construir ou reformar prevendo a economia de recursos naturais e a redução nos custos de manutenção |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Automatizar o projeto de iluminação por meio da instalação de interruptores individuais, de sensores de presença nas áreas comuns, aproveitamento da iluminação natural, e utilização de lâmpadas econômicas |
Direção Administrativa |
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Nos projetos arquitetônicos, priorizar a instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia a ser consumida |
Direção Administrativa |
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Utilizar isolante térmico no telhado ou forro, para reduzir o calor no ambiente |
Direção Administrativa |
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Quando possível, utilizar iluminação zenital para aproveitar a luz solar |
Direção Administrativa |
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Dar preferência para o teto rebaixado, visando aumentar a eficiência do ar condicionado |
Direção Administrativa |
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Pintar o ambiente interno com tinta a base de água e com cores claras para reduzir a necessidade de iluminação artificial |
Direção Administrativa |
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Desenvolver técnicas para captar, armazenar e aproveitar a água da chuva |
Direção Administrativa |
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Instalar sistemas para reuso de água |
Direção Administrativa |
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Na construção, utilizar cimento fabricado a partir da escoria (dejetos da mineração e construção civil) |
Direção Administrativa |
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No calçamento, utilizar material poroso que absorva a água da chuva |
Direção Administrativa |
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Solicitar em edital que a empresa contratada descarte adequadamente os resíduos gerados na construção civil, conforme disposto da Resolução CONAMA n0 307 |
Direção Administrativa |
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Promover maior aproveitamento da luz e da ventilação em novos projetos arquitetônicos do Campus |
Direção Administrativa |
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Temas comuns – Licitações Sustentáveis |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Dar preferência para aquisição e/ou contratação de materiais, matéria-prima e mão de obra de origem local |
Direção Administrativa |
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Temas Gerais PLS |
Ações a serem implementadas |
Envolvidos |
Cronograma de implementação |
Dedicar esforços para cumprir com as legislações socioambientais vigentes |
Todos os servidores |
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Na realização das auditorias, incluir critérios atinentes às ações socioambientais praticadas pela instituição condizentes com o tema/setor auditado |
Auditoria |
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